Por Cristiane Antunes. Especialista em transição de carreira, recolocação, Outplacement, Coaching executivo, empreendedorismo, e Mentora do Instituto Joule.

O Skype é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos recrutadores como forma de eliminar os riscos de atraso por conta de trânsito ou outros contratempos. Uma entrevista online pode trazer outras complicações e prejudicar a percepção que o entrevistador terá de você. Previna-se e prepare-se com as dicas que preparei para ajudar seu desempenho na hora de mostrar seu potencial ao recrutador, via online:

1 – Teste seus equipamentos com antecedência.

O ideal é testar seu computador, microfone e câmera pelo menos uma hora antes do horário marcado para a entrevista. Isso porque, caso ocorra algum problema, ainda há tempo o suficiente para consertar.

2 – Prepare o ambiente

O foco do entrevistador é você. Logo, salas ou quartos bem iluminados, com paredes claras podem te favorecer. Retire do fundo aquilo que possa distrair quem estiver do outro lado da tela e posicione seu computador de forma que você seja o único destaque.

3 – Evite distrações

Escolha um lugar tranquilo e silencioso para fazer a entrevista. Nada de televisões, rádios ou qualquer aparelho além do computador ligados. Caso você não esteja sozinho no local escolhido, explique as circunstâncias para quem estiver por perto, de forma a evitar ao máximo qualquer barulho ou interrupção.

Para quem tiver animais de estimação que fazem barulho, como cachorros, por exemplo, é recomendado deixá-los em cômodos afastados, ou até deixá-lo com um vizinho ou no pet shop, dependendo do caso.

4 – Faça sua pesquisa

Procure saber mais sobre a empresa para a qual você está se candidatando, pesquise sobre seus produtos, clientes e qualificações. Verifique qual é o seu atual desempenho econômico e o que tem sido dito sobre ela na mídia. Essas informações fazem com que você expanda seu repertório e tenha mais tópicos relevantes para abordar durante a entrevista.

5 – Arrume-se para a entrevista

O fato de a entrevista não ser pessoalmente não a torna menos formal. Se vista apropriadamente, como faria para uma entrevista presencial. Dê preferência para roupas discretas e com cores neutras.

6 – Esteja atento a conexão com a internet

Caso a conexão não esteja muito boa no local onde você está, avise o entrevistador no início da conversa. Explique a situação e peça para, no caso de uma queda na conexão, o entrevistador tentar contato novamente. E se a falha insistir, para a entrevista ser feita por telefone ou dependendo, até ser reagendada para outro momento.

7 – Deixe somente o Skype ligado

Desta forma, você foca a conexão da internet no programa, diminuindo as chances de sobrecarregar o computador e de ocorrerem falhas.

8 – Mostre consideração

É sempre importante agradecer o entrevistador pela oportunidade e pelo tempo que ele disponibilizou para a entrevista. Essa consideração é um diferencial, ainda mais se a entrevista ocorrer durante um fim de semana ou fora do horário comercial.

9 – Não passe dos limites

O usuário do entrevistador no Skype é disponibilizado apenas para o momento da entrevista. Após esta, tentar entrar em contato através do programa para perguntar sobre os resultados da entrevista pode ser indelicado e prejudicial ao seu desempenho no processo seletivo.

10 – Tenha mente aberta

O Skype agiliza e facilita os processos seletivos para as empresas. Logo, é importante estar aberto para as possibilidades proporcionadas por essa ferramenta. Não se deixe levar pela timidez ou pelo desconhecimento: acompanhar a modernidade é essencial para qualquer carreira.

10 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego via skype
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *