Por Alexandre Arroyo, Embaixador do Instituto Joule.

Junto com todos os desafios inerentes àqueles que buscam entrar no mercado de trabalho pela primeira vez, está o de convencer ao empregador de que sua vivência é suficiente para atender às demandas da vaga disponível.

Mas como naturalmente ainda não possui experiência profissional nesta altura da vida, o jovem podem se valer de outras experiências de vida e demonstrar atitudes que favorecem sua contratação. Vejamos alguns modo de fazer isso:

 

– Seja Voluntário em atividades relacionadas à sua formação profissional

 

Apoiar ONGs ou outros tipos de entidades do empreendedorismo social como voluntário é um ótimo modo de para se desenvolver a dinâmica do dia-a-dia do mundo do trabalho e de se colocar em prática o que se aprendeu na universidade.

 

– Capacitação contínua associada com a prática em fazer networking

 

Vá a eventos relacionados à sua formação e faça cursos que apoiem a direção que gostaria que sua carreira começasse a tomar.

Durante esses eventos e cursos, você poderá fazer novos contatos, que possibilitarão a trocas de informações e experiências, que podem ajudar a construir um caminho até o seu objetivo. Isso é networking, que deve ser cultivado intensamente para se tornar conhecido e conhecer mais e mais pessoas do seu meio profissional.

 

– Esteja em campo. Assim pode surgir o seu melhor momento.

 

Muitos no futebol, que buscam as categorias de base, querem estar em campo para  poderem ser vistos e desenvolverem mais o seu potencial como atleta. Então por que não atuar com freelance, prestando serviços mais simples, ganhando experiência e vivência em atender a clientes?

Há plataformas online, a Trampos.com, a Freelancer, a GetNinjas, a 99freelas e a Workana, que apoiam essas iniciativas e permitem você executar pequenos trabalhos no mercado.

Também, se estiver ao seu alcance, o mercado de trabalho vê com muito bons olhos vivências internacionais. Se você ainda não começou um estágio ou outro tipo de atividade profissional e pode viver essa experiência, vale esse esforço para agregar mais valor ao seu perfil, destacando a prática de outro idioma, a sua capacidade de se adaptar a novos meios, um visão mais ampliada de mundo e a arte de se relacionar com culturas diferentes.

 

Como conquistar o seu primeiro emprego: outras experiências, além da profissional, também contam
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *